sexta-feira, 27 de maio de 2022

Workshop Arte e Inteligência Artificial


Ouvir wow! em castelhano é diferente, mas nem por isso menos recompensador. Como parte do programa das atividades do encontro do projeto Erasmus + A Future For All, dinamizámos um workshop dedicado às tecnologias digitais. O tema foi a Inteligência Artificial, explorada como ferramenta de criação utilizando dispositivos móveis. Os alunos de duas turmas de quinto ano do CEIP Gloria Fuertes puderam experimentar a criação de imagens através de prompts de texto e imagens. Um momento necessariamente curto, mas divertido, onde os alunos do clube de robótica do AE Venda do Pinheiro ajudaram os seus colegas espanhóis a experimentar e descobrir esta tecnologia. De forma divertida, esperamos, mas a desafiar a questionar o que é a Inteligência Artificial, e para que serve. Esta foi uma atividade EU Codeweek 2022: Taller Arte con Inteligencia Artificial.



Um agradecimento especial, do coração, às professoras Macarena Parra, coordenadora espanhola e professoras de uma das clases, Maria Luquiño e Gema Pacheco, por aceitarem o desafio, nos abrirem a porta às suas turmas, e todo o apoio prestado. Gracias!



Notas: 

O que é inteligência artificial? O que podemos fazer com ela?

Bem, muito rapidamente, inteligência artificial não são máquinas que pensam como nós. Não sonham, não imaginam. 

Mas são algoritmos complexos que fazem uma coisa muito bem: analisar muitos dados, e gerar resultados. E isso permite fazer muita coisa, desde recomendação de filmes a câmaras que reconhecem quem nós somos. 

Neste desafio, o objetivo é usar Inteligência Artificial para criar arte. O algoritmo é o nosso pincel, e vamos usar como usaríamos um lápis. 

O algoritmo não é artista. Tu é que irás criar arte, usando inteligência artificial. 

Como funciona esta aplicação? Conjuga dois algoritmos. Um é capaz de interpretar as palavras. Outro, conhece estilos artísticos. Com os dois juntos, podemos dar-lhes frases e imagens, e o algoritmo tenta interpretar e gerar desenhos.

O mais importante? Que te divirtas!

Sem comentários:

Enviar um comentário