Neste passo, vamos usar variáveis para contabilizar pontos.
V: Criar um Sistema de Pontuação
Vamos utilizar variáveis para gerir um sistema de pontuação. As variáveis permitem-nos guardar dados que se atualizam num programa, mostrando-os quando necessitamos.
Neste vídeo, aprendes como programar variáveis para contar os pontos do teu jogo.
No início do algoritmo, temos de colocar blocos para definir a variável, bem como mostrar os seus valores.
Somos nós que damos nome às variáveis. Atribuir um nome associado à função que a variável vai desempenhar é uma boa prática, para evitar confusão durante o processo de programação.
Estes blocos controlam a pontuação, sempre que o nosso personagem é tocado pelo seu adversário. Adicionando um bloco alterar variável por -1, retiramos pontos.
Sempre que o nosso personagem apanha o seu objetivo, a variável por um, ou seja, somamos pontos.
Onde estão as variáveis? Nos guiões, categoria Dados, encontras os blocos para definir e trabalhar com variáveis e listas.
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