Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
Este ano, decidimos fazer uma Hora do Código com arte. O desafio aos alunos de 5º ano foi o de vir desenhar para a aula de TIC, aprendendo a programar desenhos generativos usando o ambiente de programação Scratch.
Uma atividade que deixa sempre os alunos surpreendidos.
Apanhado pelo Diogo Constantino do CentroLinux a partilhar ideias sobre tecnologia e educação.
Passagem pelo Inércia Demoparty, um festival de arte digital dedicado às demoscenes. Um evento de programadores criativos, que vieram competir amigavelmente entre si e mostrar o que andam a fazer com os mais variados suportes. Encontrei projetos e ideias interessantes, que mostram que a tecnologia digital pode ser mais do que um suporte para as artes, pode ser também uma linguagem de expressão plástica.
O desafio da organização foi o de partipar no painel Empowering for the Digital Arts, na companhia de representantes da Sharkcoders, Tumo, Instituto Piaget, Museu Load e Museu Zero. O registo do painel está disponível no arquivo de livestreams da Inércia.
Sexta, dia 29 de novembro, o desafio foi o de dinamizar sessões sobre Inteligência Artificial Generativa para alunos de várias escolas de Torres Vedras. De manhã, turmas de 9º ano da EB Padre Vítor Melícias. À tarde, turmas de ensino profissional da ESCO.
O desafio partiu do serviço educativo municipal Robótica para Todos, em parceria com a ANPRI, no âmbito do Mês da Ciência do município de Torres Vedras.