quinta-feira, 19 de abril de 2018

Workshop Impressão 3D - Encontro Nacional APEVT


Este foi um momento que nos aqueceu especialmente o coração. Já batalhamos há algum tempo para poder trazer as tecnologias 3D para a nossa área de origem, Educação Visual e Tecnológica. No âmbito do encontro nacional da Associação de Professores de EVT, que decorreu no passado dia 14 de abril no Porto, fomos desafiados a dinamizar uma sessão sobre impressão 3D nas áreas artísticas.


Foi uma sessão curta, de cerca de uma hora, mantida em tom informal. Demonstrámos o funcionamento de uma impressora 3D, antes de avançar para o que em educação, quer seja nas TIC ou nas Artes, é o mais importante: o como conceber, desenhar e criar com esta tecnologia. Os participantes ficaram a conhecer como modelar em 3D com Tinkercad e Sketchup Make/Free. Sabemos que o público alvo, ao contrário dos docentes de TIC, não dispõe nas suas salas de aula de acesso a computadores em número suficiente para usar estas aplicações de forma alargada, por isso sublinhámos mais a crescente diversidade de apps de modelação 3D para dispositivos móveis, com uma abordagem ao Onshape e demonstração de como modelar no 3DC.io.


A sessão, e o evento, contou com a presença de elementos da BEEVERYCREATIVE, empresa de Aveiro que concebe e fabrica as impressoras 3D que utilizamos. O apoio da equipe foi fundamental para este momento, quer por nos ter cedido temporariamente uma impressora, quer pelo dia que passaram a mostrar esta tecnologia aos participantes neste encontro. À BEEVERYCREATIVE, agradecemos profundamente todo o apoio que nos deu, permitindo dinamizar este momento significativo. Esperemos que as sementes plantadas germinem!

Sem comentários:

Enviar um comentário