sexta-feira, 6 de julho de 2018

Workshop Fablab Bootcamp LabAberto: Imprimir e modelar em 3D com telemóvel ou tablet



Formadores

Artur Coelho (Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro)
Paulo Cabrita (LabAberto)

Inscrições:

Fablab bootcamp LabAberto



Imprimir e modelar em 3D com telemóvel ou tablet


Do fascínio pelas máquinas que imprimem objetos aos desafios da manufatura aditiva. A impressão 3D é uma tecnologia que já está a revolucionar o mundo que nos rodeia, possibilitando novas aplicações técnicas, económicas, científicas e pedagógicas. Neste workshop, iremos fazer uma introdução a estas tecnologias, mostrando como criar um objeto desde a conceção até à impressão, e abordando o potencial da impressão 3D como ferramenta ao serviço das aprendizagens dos alunos.

Quem se interessa por 3D e o pretende levar para a sala de aula, debate-se com problemas de acessibilidade e capacidade do material informático disponível. Sabemos que nas nossas escolas nem sempre temos as melhores condições para experimentar com os alunos tecnologias que exigem bastante dos recursos dos computadores. Neste workshop, iremos mostrar uma via diferente, aproveitando a fácil disponibilidade das ferramentas móveis (tablets e telemóveis) nas mãos dos alunos. Os participantes irão experimentar diferentes vertentes do 3D em dispositivos móveis, com aplicações de pesquisa, visualização de conteúdo 3D e modelação 3D disponíveis no ecossistema Android, com aplicação nos domínios da impressão 3D em contexto educativo.

A modelação 3D é um processo complexo, dependente de aplicações com interfaces difíceis de aprender. O 3D é um excelente amplificador das actividades e aprendizagens que podemos oferecer aos nossos alunos. A complexidade das aplicações e técnicas de modelação 3D, grande parte das quais não são adequadas para uso generalizado nas faixas etárias dos alunos do ensino básico, aliada à perceção destas ferramentas como difíceis por parte dos docentes, podem ser fatores que impedem a exploração da modelação 3D em contextos pedagógicos.

Nesta sessão, iremos experimentar modelar em 3D com 3DC.io, descobrir OnShape, analisar a tecnologia de impressão 3D e as suas implicações no domínio da educação.

Requisitos da sessão

- tablet Android
- ligação à internet.

Estrutura

- Aprender a modelar em 3D com 3DC.io;
- Descobrir OnShape;
- Enviar ao formador modelo 3D criado em 3DC.io
- Preparação de modelos para impressão 3D: correção e deteção de erros;
- Impressão 3D: hardware, materiais, técnicas, conceitos.

Conteúdos

Modelação 3D em dispositivos móveis:

- ferramentas do 3DC.io (mover/rodar/escalar)
- interface do 3DC.io
- criar formas 3D (primitivos, extrusão de superfícies, texto)
- operações booleanas de corte e união
- exportação de modelos
- interface do Onshape

Impressão 3D:

- O que é Impressão 3D: hardware e manufatura aditiva;
- Aplicações de Modelação 3D para PC e android);
- Como imprimir em 3D: validação e correção de modelos;
- Impressão 3D e Educação: potencial e projetos específicos.

Local



Torres Vedras LabCenter - Fablab Bootcamp Lab Aberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário