terça-feira, 20 de maio de 2014

Posso fazer...?


Um pouco mais de Egipto, ou começar o dia a ajuda a analisar hieróglifos para esculpir no barro digital do Sketchup. As alunas que se atiraram a este projecto estão entusiasmadas. Uma delas, tendo já pronta a sua contribuição, começou a pesquisar outros elementos arquitectónicos egípcios. Queria fazer um arco do triunfo, disse-me, mas isso é romano. Posso fazer uma casa egípcia? Mas claro! (Esperemos é que as poucas aulas que restam cheguem para isso.)


Outro grupo começa a preocupar-se com o tempo. O nível de detalhes do seu trabalho é muito elevado e sentem que poderão não ter tempo para texturizar como querem. Vamos a isso, então. Cá por mim estou mesmo muito curioso sobre como esta casa irá ficar.


Entretanto vão-se afinando outros projectos, mais simples, mas não por isso menos importantes. Se é bom ver resultados visualmente ricos, como professor o que mais interessa é o processo de criação, onde as crianças exploram, testam ideias, aprofundam o domínio das ferramentas, se tornam mais exímias no uso do computador e vão adensando o nível de complexidade das suas criações. Porque esta capacidade de aprender a aprender, a não temer limites conceptuais e ser experimentalista é talvez a lição mais importante que lhes posso transmitir. Algo que não se faz com apresentações ou preleções.

Sem comentários:

Enviar um comentário