sexta-feira, 23 de maio de 2014

Sneak Preview


O objectivo era participar na semana Sete Dias com os Media com um conjunto de vídeos curtos sobre segurança digital. Mas uma combinação danosa de feriados e provas impediu-nos de acabar o trabalho a tempo e horas. Diga-se que neste segundo semestre os alunos de oitavo não têm tido muita sorte com o tempo. Este vídeo é uma antevisão dos trabalhos, ainda a ser finalizados com muita criatividade pelos alunos. Nem todos estão aqui, mas já dá para uma pequena amostra da diversidade e do esforço.

Cada vídeo terá no máximo um minuto e meio, limitação de tempo que a princípio acharam ser demasiado curta mas que acabou por se revelar... longa. Quem é que tem paciência para estar cinco minutos a ver um vídeo monótono, perguntei-lhes. Ser curto, incisivo e apostar nos efeitos visuais é o princípio elementar deste trabalho. Como é natural, os resultados variam, entre os muito interessantes e aqueles que estão mais parecidos com uma tradicional apresentação, mas ainda estamos a tempo de corrigir erros e melhorar o que está feito.

Este trabalho tem como bónus o permitir aos alunos pesquisar e reflectir sobre temas contemplados nas metas curriculares de TIC, algo mais difícil de fazer nos projectos de trabalho em 3D. Mas para mim o mais interessante destes projectos são os processos de trabalho adoptados pelos alunos. Se é bom ter resultados esteticamente interessantes, valorizo mais o seu entusiasmo e concentração no processo de criação. Quem entrar na sala de aula nestes momentos surpreende-se com o aparente caos, com grupos ruidosos de alunos a gesticular junto ao computador. Mas se olhar com mais atenção vê o ecrã aberto no Vegas, as diferentes pistas audio e vídeo, que nalguns casos são de assinalável complexidade, os alunos a discutir que clip inserir, que pista de voz, que efeito, como montar, o que fica melhor. Não se dá pela passagem dos noventa minutos da aula.

Sem comentários:

Enviar um comentário