Espaço dos projetos TIC em 3D, Fab@rts - O 3D nas mãos da Educação!, Laboratório de Criatividade Digital - Clube de Robótica AEVP e outros projetos digitais desenvolvidos no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro.
sábado, 17 de dezembro de 2016
Nova Casa e Apoio da Gulbenkian ao Robot Anprino
O Robot Anprino, projecto de robótica educativa de baixo custo em que estamos envolvidos na vertente de modelação 3D, já tem a sua casa na internet. Na página Robot Anprino podem ficar a conhecer melhor este projecto inovador, que tira partido da impressão 3D, arduino e programação por blocos para oferecer uma solução concebida por professores para robótica educativa. Também já é possível encomendar kits Anprino para escolas. Para já, dispomos de um carro em três versões: controlado por Bluetooth, seguidor de linhas ou sensor de obstáculos. Visitem, e notem o aceno dos nomes dos robots aos seus criadores.
Uma das melhores notícias que recebi nos últimos tempos é o apoio manifestado pela Fundação Calouste Gulbenkian a este projecto. É uma honra, reconhecimento do mérito e potencial educativo, e essencialmente do esforço da Fernanda Ledesma, presidente da ANPRI, mentora do projecto e incansável lutadora pelas TIC na Educação em Portugal.
Ainda me surpreende como este projecto, que há seis meses era uma ideia difusa discutida em reuniões, e um projecto estranho perdido na minha conta do Tinkercad, é hoje uma realidade. Na Maker Faire apresentámos o primeiro carro, com peças ainda quentinhas da impressora. Hoje, é uma frota. No encerramento do Code Move PT, perdi a conta aos Anprinos...
Claro que no nosso caso, o LCD_AEVP irá imprimir e construir os seus Anprinos. Só me falta adquirir os componentes electrónicos.
Nota: estou envolvido com o projeto, mas não financeiramente. A aquisição dos kits cobre o custo dos materiais de impressão 3D e dos componentes electrónicos. Numa fase posterior do projeto, está prevista a disponibilização dos ficheiros STL, base dos modelos e listagens de componentes para que escolas que tenham acesso a impressoras 3D possam construir os seus. As verbas angariadas destinam-se também a financiar kits Anprino para doação a escolas em zonas desfavorecidas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário