sábado, 10 de dezembro de 2016

Instantes



Iniciámos as impressões de teste das casas para o projecto eTwinning Rainbow Village, experimentando também os resultados do filamento translúcido da BEE. Nunca cessa de surpreeder, o ar deliciado dos alunos quando seguram os seus projectos impressos pela primeira vez.



A partir das impressões de teste verificámos problemas e aspectos a melhorar. Os alunos estão a trabalhar em projectos criados em Educação Visual com métodos de representação rigorosa, a partir de isometrias,  e apercebem-nos que os projectos em Sketchup focavam-se em três pontos de vista. Perante os objectos impressos, os alunos perceberam que também tinham de se concentrar nos lados dos seus modelos não visíveis na isometria.



Em Educação Visual, os alunos finalizam as representações isométricas dos seus projectos. Perceber como representar graficamente com rigor utilizando régua e esquadro é tão importante como modelar em 3D com o Sketchup Make.






Esta semana começaram a chegar algumas das aquisições que temos feito para o LCD_AEVP. Primeiro, um kit LittleBits, e a seguir um pequeno kit de veículo solar. Ainda nos falta uma surpresa que vai deixar os nossos pilotos de drone muito contentes....


Pequenos pormenores que contam. Os alunos do LCD estão todos orgulhosos com os seus cartões do clube. Quando se pretende construir um clima de trabalho diferente, criativo e livre, estes pormenores são significativos. Claro, o logotipo e mascote foram criados por alunos do LCD, o que dá ainda mais significado a este símbolo.


Na sessão desta semana do LCD_AEVP, organizámos uma exploração das actividades de programação do Movimento Código Portugal. Com dificuldades, porque com os problemas de conectividade da escola em obras, demorámos algum tempo para que todos os participantes pudessem arrancar. Como metade dos nossos alunos só dispõe de 45 minutos para estar no clube, não conseguimos avançar muito. Outra dificuldade inesperada é que, perante os tablest e enquanto organizávamos o espaço de trabalho, os alunos decidiram ir modelar em 3D no Sculp+...




 Aproveitando a temática Hour of Code, trouxemos jogos de computação unplugged. Houve um jogo muito animado de CodyRoby!


A nossa pequena contribuição para o Código Portugal #1.


Os LittleBits estão a fazer as delícias dos alunos... e do professor. Aprender a criar circuitos simples é divertido, e estamos já a pensar em algo mais complexo!


A nossa sessão especial código iniciou com actividades Código Portugal, passou pelo CodyRoby e LittleBits, e como não poderia deixar de ser, terminou com drones. Assim aterrámos mais uma semana das TIC em 3D.

Sem comentários:

Enviar um comentário