domingo, 2 de julho de 2017

Agenda Julho-Setembro

 
As atividades letivas terminaram, mas a pausa estival ainda vem longe. Nestes dias estamos de volta da infraestrutura da escola, na manutenção de final de ano e preparação do próximo, dando algum descanso às impressoras. Entretanto, vamos também preparando os próximos desafios TIC em 3D/Fab@rts, essencialmente de formação e divulgação, a preencher os meses de julho e setembro. Agosto, reservamos para outras aventuras.

- Nos dias 3 e 5 de julho, vamos dinamizar a ação de formação AF-19 Fab@arts: Aprender a Modelar e Imprimir em 3D. Enquadrada no plano de formação do Centro de Formação de Escolas Rómulo de Carvalho, vai ser desenvolvida na biblioteca da nossa escola, EB23 da Venda do Pinheiro. Apesar de ser de frequência prioritária para docentes do agrupamento e da área do CFAERC, temos formandos a vir de outras zonas da região de Lisboa. Inicialmente propusemos a ação para 15 formandos, e já tivemos de abrir mais as inscrições. Tanto quanto sabemos, esta é a primeira acção de formação de professores creditada sobre impressão 3D em Portugal.

- Dia 11 de julho, participaremos nos workshops dedicados às TIC no IV Encontro Internacional Casa das Ciências, que vai decorrer de 10 a 12 de julho na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A nosso cargo, o workshop dedicado à impressão 3D.

- De 15 a 16 de julho o Instituto Superior Técnico acolhe o festival Sci-Fi Lx, dedicado à ficção científica, fantástico, cinema, BD, jogos (computador, tabletop, RPG, LARP), cosplay e performance. Este ano optámos por desenvolver apenas um workshop de impressão 3D, e não ter um espaço próprio durante os dois dias do evento. Queremos aproveitar as outras atividades desdes dois dias intensos. Apoiamos também a organização e estamos a imprimir os troféus Sci-Fi Lx 2017. O tema do festival, este ano, é a sustentabilidade, o que nos leva a explorar outras dimensões da impressão 3D para lá das habituais no domínio da educação.

- Nos dias 9 e 10 de setembro regressamos ao espaço do Instituto Superior Técnico, que acolhe a Spring It Con 2017. O desafio é desenvolver uma sessão de introdução à impressão 3D para cosplayers perceberem que têm no 3D mais uma ferramenta para desenvolver os seus props.

- Dia 12 de setembro, vamos estar nas Jornadas Pedagógicas de Vila Franca de Xira a desenvolver uma ação de formação de curta duração sobre impressão 3D e Bibliotecas Escolares.

- O Fórum Fantástico 2017 fez-nos duas ofertas que não podemos recusar. No âmbito da programação do evento, vamos desenvolver workshops de Impressão 3D para crianças e jogadores de tabletop games (que costumam criar os seus próprios modelos, personagens, cenários e adereços). Como não podia deixar de ser, o Fórum decorre no espaço de sempre, a Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Telheiras, de 29 de setembro a 1 de outubro.

De fora ficaram o encontro pedagógico do Agrupamento de Escolas de Rio Maior e o XVII Encontro das TIC na Educação do Centro de Competências Entre Mar e Serra, cujas solicitações colidiam com serviço nosso no secretariado de exames da escola. O desafio do CCEMS era particularmente intrigante... falar de quando as TIC não são as melhores ferramentas de estímulo às aprendizagens. Ou, no nosso caso, à criação.

Sem comentários:

Enviar um comentário