quarta-feira, 12 de julho de 2017

Workshop Introdução à Impressão 3D - Casa das Ciências


É arriscado terminar mais uma sessão de introdução à impressão 3D recebendo uma salva de palmas dos participantes. Arriscamos alguma vaidade...

No dia 11 de julho rumámos à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para desenvolver um workshop dedicado à impressão 3D, no âmbito do IV Congresso Internacional da Casa das Ciências.


Os nossos projetos estavam também representados na listagem de projetos ligados às ciências desenvolvidos no âmbito da Rede de Bibliotecas Escolares. Curiosamente, ao chegar ao congresso, fomos reconhecidos pela esposa de um dos elementos do LAB Aberto, que nos referiu a indicação dos posters da RBE.


Sendo o público-alvo professores das áreas das ciências, optámos por levar no nosso kit de apresentações modelos 3D ligados a estas áreas. As moléculas impressas em 3D despertaram especialmente a atenção dos participantes. De resto, desafiaram-nos a desenvolver uma sessão de cinco horas, o que se traduziu numa das nossas sessões habituais de três horas, mas num ritmo menos intenso. Foi possível a todos os participantes imprimir o seu primeiro modelo 3D criado no Tinkercad, trabalhar com a impressora 3D, ficar a conhecer as principais vertentes das tecnologias de manufatura aditiva, a sua aplicabilidade nos domínios da educação, descobrir técnicas e aplicações de modelação 3D. Se Tinkercad foi a escolha para modelação, não deixámos de demonstrar Sketchup Make (que fascinou os docentes ligados à matemática), e as apps 3D.io e FormIt, porque permitem resolver aquele eterno problema das atividades com TIC na sala de aula: a insuficiência de meios técnicos.


Com um número de cerca de seis a dez participantes (alguns, curiosos, iam entrando e ficavam), esta foi uma sessão de partilha intimista, mais em ritmo de discussão do que sessão formal de workshop. Pessoalmente, adorámos a experiência, e é muito recompensador ter despertado aquele sorriso no rosto dos formandos. É o sorriso eu fiz isto, quando estão a olhar para a impressora a imprimir o primeiro objeto que modelaram em 3D.

Sem comentários:

Enviar um comentário