quinta-feira, 9 de junho de 2016

Histórias para a História do Gato e da Lua


Este ano, no âmbito das actividades do Plano Nacional de Cinema, foi lançado um desafio aos nossos alunos. A partir da marcante curta metragem de animação de Pedro Serrazina, inspiraram-se e produziram textos admiráveis. Infelizmente, só podemos escolher um em cada categoria. Cá vão:

Na modalidade Carta do Gato à Lua ou da Lua para o Gato, a vencedora foi a aluna Íris, do sétimo ano, com este texto sentido:
Céu, 16 de fevereiro de 1955

Querido gato

Escrevo-te para te dissuadir dessa ideia maluca! Sabes bem que o nosso relacionamento é impossível.
Já olhaste para ti? És um gato e eu sou um astro.
Não me persiga smais, não tenho onde me esconder.
Deixa-me simplesmente estar sozinha...
Pensa que se eu por acaso tivesse algum interesse em ti (só por acaso), nunca poderia dar-te a pata, miar para ti, caçar contigo ou passar os dias contigo. Compreende que és um gato e que eu sou um astro!
Se não me queres ver sofrer, não me procures mais e deixa-me estar sozinha no meio do céu. Deixa-me ser a luz no meio da escuridão enquanto tu és a escuridão no meio da luz, deixa-me ser o silêncio no meio do ruído enquanto tu és o ruído no meio do silêncio... apenas, esquece que eu existo.
Só te peço que não me voltes a olhar com esses grandes e amorosos olhos. Deixa-me estar, simplesmente estando.
Como uma bola de luz branca.

Lua
Na modalidade de Soneto, a vencedora foi a aluna Inês, do nono ano, com este poema:

Soneto da Lua para o Gato

Fitei-te um dia, no escuro quieto
E assim, como num truque de magia,
Eu deixei o teu coração aberto
E roubei-te toda a harmonia.

Depois fitei-te à deriva, perdido
Vi-te enfrentar mares agitados
Vi-te apaixonado e desiludido
Esperançoso, correr por telhados.

Mas já cansado, mudaste de vida
Para que me pudesses alcançar,
Foste para outra casa e avenida.

Neguei, e observei-te no terraço,
Estamos longe e apaixonados
Para sempre apenas juntos num só abraço.
Os vencedores receberam um cheque FNAC. Estão de parabéns todos os participantes!

Sem comentários:

Enviar um comentário