quarta-feira, 29 de junho de 2016

Workshop: Introdução à Impressão 3D em contexto educativo




Local: Escola básica número um da Venda do Pinheiro

Duração: 3 horas.

Número máximo de participantes: 15

A impressão 3D, não sendo uma tecnologia recente, despertou a atenção através da disponibilidade de equipamentos relativamente acessíveis e métodos simples de impressão de objetos. Promete mudanças potenciais de paradigma no design, concepção e manufactura, deslumbrando pela capacidade de materializar o digital em objetos que podemos tocar e manipular. A educação não é alheia a este potencial da impressão 3D e começam a dar-se  primeiros passos que tiram partido dela em contexto pedagógico.

Imprimir em 3D requer a mobilização de competências de design possibilitadas pela aprendizagem de modelação 3D, o que permite tirar um mais eficaz partido desta tecnologia.

Numa sessão de 3 horas, os participantes tomarão contacto in loco com impressoras 3D. Pretende-se com este workshop divulgar e demonstrar impressão 3D e introduzir os participantes à modelação 3D para impressão utilizando aplicações web, tal como despertar os docentes para as potencialidades desta tecnologia no âmbito curricular.

Temas:
- O que é Impressão 3D;
- Como imprimir em 3D;
- Aplicações de Modelação 3D;
- Impressão 3D e Educação;
- Introdução ao Tinkercad.

Aplicações: 
- Tinkercad
- netfabb
- beesoft

Público alvo: Professores de todos os ciclos/áreas curriculares.
Material necessário: Computador portátil com browser capaz de correr WebGl (Chrome ou Firefox atualizado) (não aplicável neste workshop).
Acesso Wifi.
(Neste workshop, utilizar-se-ão os equipamentos da sala de informática.)

Software e Materiais de Apoio: Serão fornecidas no início da formação as aplicações a abordar e documentação em PDF.

Condições de funcionamento: O workshop funcionará com um mínimo de 10 e um máximo de 15 participantes.

Formadores:
Artur Coelho (Professor de TIC no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, mestre em informática educacional pela UCP, dinamizador do projecto As TIC em 3D) – CCPFC/RFO-31397/12.
Jacqueline Duarte (Professora bibliotecária e de Português no Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, Coordenadora do Centro de Recursos Poeta José Fanha) - CCPFC/RFO-10338/00.

Inscrições: Workshop Introdução à Impressão 3D.

Sem comentários:

Enviar um comentário