terça-feira, 26 de julho de 2016

Above and Beyond


Nesta aventura das TIC em 3D já andámos por locais inesperados e pouco usuais em contextos educacionais. Normalmente, os professores concentram-se em congressos e acções de formação, mas é muito interessante e sente-se um forte impacto quando se sai dos contextos expectáveis e se vai a sítios que não estão directamente ligados ao mundo da educação. Já demos por nós em centros comerciais, feiras, e agora num festival de Ficção Científica. Algo que faz todo o sentido. Que melhor do que um evento que celebra o imaginário dos futuros plausíveis, possíveis ou fantásticos para demonstrar uma tecnologia que leva o futuro às nossas salas de aula?


Vale a pena, mesmo que para isso arrisquemos um ataque de sabres laser. Aqui pelas TIC em 3D somos mais sonic screwdrivers (whovians get it), mas hey, os jedis são bem vindos!


Durante os dois dias do festival Sci-Fi Lx as TIC em 3D estiveram presentes no espaço do Salão Nobre do Pavilhão Central do Instituto Superior Técnico. Muito bem acompanhados por cosplayers, fãs de lego, tabletop gamers, cinema fantástico, artistas, livrarias, exposições de banda desenhada e adereços cinematográficos, entre muitas outras das riquíssimas vertentes das culturas que celebram o género fantástico. Um evento inspirador, que reuniu fãs e criadores num fim de semana cansativo e recompensador.


Quando nos fizeram o desafio de estar no Sci-Fi Lx, foi isto que nos pediram. E que tal um workshop de impressão 3D? Claro que é possível. Pegámos no modelo que temos utilizado com professores e levá-mo-lo ao Técnico, retirando-lhe a componente pedagógica. Num evento divertido ligado às culturas de género, não se justificava reflectir sobre o lado educacional. Optámos por introduzir a modelação 3D no Tinkercad, mostrar como funciona a impressão 3D, e partilhar o que sabemos sobre modelação, preparação de peças e processos de impressão. Destas componentes, falhou a da modelação, algo muito irritante quando o nosso principal objectivo era o de que os participantes no evento modelassem as suas peças para impressão. Fomos surpreendidos pela instabilidade da ligação wifi disponível no IST, que nos impediu de explorar o Tinkercad. Mesmo assim, as restantes vertentes agradaram aos participantes num workshop que, nas palavras da organização, foi o primeiro a esgotar o limite de inscrições (e teve muitos participantes não inscritos).


O espaço TIC em 3D, com demonstração de impressão 3D e antevisão do projecto de robótica Anprino. O futuro prepara-se nas escolas.


Foi sugestão de última hora, mas quando se tem acesso à impressão 3D consegue-se superar desafios. A organização pensou em troféus impressos em 3D para prémio de concursos, e com um pouco de desenho vectorial em Inkscape, modelação no Tinkercad e algumas horas de impressão finalizadas com toques de tinta em spray, resolveu-se. Entre este, e outros pormenores da colaboração (cedemos equipamento informático para actividades e apoiámos na montagem e desmontagem do evento), granjeou-nos a qualificação de foram above and beyond por parte de um elemento da organização. Gostámos, e reconhecemos a referência a uma série de FC militarista (para quem desconhece, é um sub-género, não uma qualificação depreciativa) cujos episódios televisivos o humanóide docente por detrás das TIC em 3D tentava não perder, nos idos dos anos 90 do século XX.

(A Maker Faire Lisbon mostrou-nos que temos de começar a distinguir humanóides docentes e humanóides discentes nisto das TIC em 3D.)


Aquele que para nós foi o sucesso do workshop: um dos participantes conseguiu, recorrendo à técnica de importação de ficheiros SVG desenhados por ele durante o evento, criar o seu objecto impresso.

Não só de trabalho foi feito este fim de semana. O humanóide das TIC em 3D aproveitou para ficar a par de algumas novidades literárias, visitou extensivamente os diversos espaços de exposição (quer os adereços para cosplay quer as figuras para tabletop gaming revelam potenciais interessantes no domínio da impressão 3D). Divulgámos, partilhámos experiências, mostrámos que isto do futuro na educação consegue-se, com esforço e entusiasmo. A nossa Beethefirst teve de imprimir em condições adversas, com a vaga de calor a impedir trabalhos ambiciosos. Levámos a impressão 3D a um dos seus habitats naturais: a discussão sobre possibilidades dos futuros.


Finalizado o evento, encerramos. Hora de desacelerar, dar descanso às impressoras e aos elementos das TIC em 3D. Um grande obrigado à organização do Sci-Fi Lx pelo desafio de fazer parte de um evento awesome!

Sem comentários:

Enviar um comentário