Sábado, manifestei-me por aqui. Sem querer menorizar a manifestação de professores que decorreu em Lisboa, claro. Se não pelo compromisso já assumido com o Centro Linux, também teria ido para a 24 de Julho, porque este não é momento de acomodar ou baixar braços. Mas defender o ser professor também passa por isto, sair fora do espaço da escola e assumir participações cívicas, sublinhando o ser professor da escola pública.
O desafio foi criar jogos em Scratch, para um grupo muito eclético e entusiasmado. Espero que estejam normalmente tão entusiasmados nas aulas de TIC quanto estiveram comigo. Passaram lá um bom par de horas sem se cansarem. E adorei quando uma pequenita se levanta e diz “não se esqueça de nos ensinar como é que se contam pontos!”
Fico sempre um pouco angustiado quando os pais presentes nestas sessões me perguntam quando é que os filhos aprendem isto na escola. Pelo menos desde o quinto ano, digo, e nalguns casos já no primeiro ciclo. “Mas o meu está no sexto ano e nunca experimentou isto”, ouvi.
Não salto para conclusões imediatas. Não é fácil ser professor de TIC, com turmas a mais e condições a menos, boa parte dos que são contratados nem sequer tem competências profissionais no ensino da informática. Uma experiência que conheço bem, na minha escola já tivemos de atribuir TIC a professores de educação física, ou ex-formadores de tic na ótica do utilizador, como é óbvio nem sequer imaginavam o que é programação para crianças. Podem imaginar a qualidade da preparação dos alunos.
Também há professores que ainda recusam a trabalhar as competências das aprendizagens essenciais da disciplina (traduzindo para leigos na educação, o "programa") e focam-se nas competências elementares de comunicação e produtividade. Isso, felizmente, tem diminuindo, em grande parte pelo esforço que a ANPRI tem desenvolvido no sentido de dar formação e incentivar à mudança (um trabalho com mais de uma década, que isto na educação, as mudanças eficazes não são imediatas).
@archizer0 Um desafio do Centro Linux. Uma excelente tarde. #edutok #coding #robotics ♬ First Love/Late Spring - Mitski
O desafio do Centro Linux teve um gosto especial por ter decorrido no espaço do MILL, o fabuloso projeto do Maurício Martins, uma das pessoas que me inspira. Conheci-o na distante Lisbon Mini Maker Faire (a long, long time ago) e fiquei logo admirador da sua personalidade aberta, e cruzamento de arte e tecnologia.
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