sexta-feira, 17 de outubro de 2014

3D_S3lfies


Um dos projectos deste ano é criar selfies em 3D utilizando o 123D Catch. E parece que foi lançado mesmo a tempo de aproveitar a nova app para android do serviço, que facilita muito o trabalho. Isso notou-se nesta primeira captura com o meu fiável galaxy tab. Saiu perfeitinha, logo à primeira. Até estranhei. Com um pequeno retoque no Meshlab para apagar vértices excessivos ficou logo pronto para aplicar numa animação. O passo está dado, o conceito provado como possível, e agora resta ter ideias de aplicação.


O passo seguinte foi entregar o tablet aos alunos. Aos de mais confiança, claro. Aqui os resultados não foram tão bons. E percebe-se porquê. Tem a ver com questões de proximidade e de neutralidade do espaço. O algoritmo de fotogrametria teve dificuldades em distinguir objectos e fundos, devolvendo estes resultados de figuras centradas num espaço atomizado. Pois, são estes surrealismos inesperados o que me intriga e atrai nesta técnica.


De qualquer forma correu melhor do que esta experiência com um telemóvel e a aplicação web. Se bem que para fãs de glitch/new aesthetic este tipo de resultados são uma incessante fonte de inspiração. Mas como os meus alunos não partilham a minha estética, por isso há que afinar a ténica e mostrar-lhes resultados visualmente mais conservadores. Entretanto, naquele lugar silencioso na minha mente que gosta de sonhar com passos mais ambiciosos, vai ressoando o e agora se houvesse aqui uma impressora 3D os alunos iriam adorar levar para casa bustos impressos.

Sem comentários:

Enviar um comentário