quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Europa Codeweek


Também fazemos parte da iniciativa EU Code Week, promovida pela Comissão Europeia e apoiada em Portugal pela ERTE. Esta iniciativa visa estimular a aprendizagem de programação nas escolas a união europeia, introduzindo conceitos, estimulando o interesse das crianças e jovens através de formas lúdicas de aprender, incentivando o pensamento computacional, diluindo os desníveis de género no domínio da tecnologia, entre outros objectivos a médio e longo prazo.

Por aqui somos um pouco mais modestos na iniciativa do que outros projectos aderentes, mas a participação obedece a uma estratégia de evolução neste domínio. Aproveitamos a iniciativa para fazer os alunos que estão a trabalhar com Scratch sentirem-se parte de algo que ultrapassa os limites locais. Neste ano o principal objectivo é consolidar a utilização de Scratch nas actividades pedagógicas. Para o ano queremos ser mais ambiciosos, até porque já haverá massa crítica de alunos que permitam dinamizar ideias para a comunidade. Também incluímos um pouco de 3D, porque há competências de pensamento específicas neste domínio comuns à programação. Modelar em 3D, tal como programar, envolve sequenciações, modularidade, compreensão de instruções e flexibilidade mental de estabelecimento de estratégias de resolução de problemas mediados com tecnologia.

Para saber o que andamos a fazer por aqui no domínio deste projecto, visitem os artigos com a etiqueta codeweek. E como gostamos de imagens bonitas, estamos no Instagram com as etiquetas #aevendapinheiro e #codeweek.


Ah, já nos íamos esquecendo. Mas claro. Há que pensar local, regional e global. Também aderimos à Hour of Code. Será que conseguimos desafiar o Centro de Recursos Poeta José Fanha para qualquer coisa de especial em Dezembro?

Sem comentários:

Enviar um comentário