quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Qubism


A divertir-me com esta app de modelação 3D para android. Não há muitas apps na PlayStore que possibilitem criar em 3D em tablets android, mas o número destas vai crescendo. Lentamente. Muito lentamente.

A Qubism inspira-se no Minecraft e a sua modelação por voxels para criar um ambiente de trabalho que possibilita modelar a partir de cubos que podemos empilhar para criar as formas que pretendemos. Não tem ferramentas de modelação complexas, apenas um cubo-base cuja malha pode ser extrudida em cubos de diferentes dimensões. A app tem um conjunto de modificadores pré-definidos que transforma os cubos em formas cilíndricas ou truncadas. A cor é aplicada pintado cada qubic (voxel) com uma paleta simples.


Podemos gerar imagens PNG a partir dos modelos que criamos ou exportar como Collada (dae). Aqui o programa falha, ao não exportar directamente para a memória interna ou cartão SD do dispositivo. Está pensado para partilhar, e acede a qualquer app que possibilite partilha em android. Da minha experiência os ficheiros png exportaram sem problemas para a Dropbox e Instagram (ainda não experimentei outras soluções). Já para o Collada o Google Drive resolve o problema.

Ainda não testei a mesh produzida no Meshlab, mas o Sketchfab deu-se lindamente com volumetria e cor. A Qubism, apesar de restritiva, é pouco complexa e desperta a criatividade, possibilitando aos utilizadores criar modelos divertidos. Sem os recursos que queremos e desejamos para modelação 3D mais avançada, não deixa de ser uma app interessante, especialmente para incentivar as crianças a trabalhar em 3D criando objectos que poderão depois ser incorporados noutras aplicações para animação, rendering realista ou mundos virtuais. Gratuita e disponível na PlayStore: Qubism.

Sem comentários:

Enviar um comentário