sexta-feira, 17 de outubro de 2014

E para que é que isto serve?


Com o 3D as coordenadas cartesianas ganham uma terceira dimensão. Precisamos de saber o X, o Y e o Z para descrever com rigor a posição de um ponto no espaço. E depois de aprender isso é começar a criar, não esquecendo a geometria dos métodos de representação e perspectivas.


E para que é que isto serve, professor? Bem, ao carregares neste botão ficas a ver como é que o jogo foi feito. Aaaaaaaaah! Mas pronunciem isto com um tom de deslumbre intrigado. Que é, talvez, o tom que melhor caracteriza as aulas com o Scratch. Ou, como reparei hoje, a expressão ah, afinal é assim é a mais comum nestes dias. Os alunos ainda estão em fases de iniciação, mas já há ideias. Uns tentam criar jogos de labirintos, outros estão a congeminar as suas versões do pacman. Mas todos estão a pensar, no momento, utilizando as suas capacidades cognitivas para progredir pensando no que fazem e procurando formas de fazer o que concebem na mente. E é esse o objectivo. Não ensinar linguagens de programação, mas estimular o pensamento e a flexibilidade na resolução de problemas que só se consegue com o learn by doing (devidamente contextualizado, mas suspeito que é óbvio dizer isso).

Sem comentários:

Enviar um comentário