quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Workshops de introdução ao 3D


Vão decorrer em Lisboa dois workshops de introdução ao 3D com ferramentas simples. O primeiro abordará algumas possibilidades do Sketchup e no segundo uma introdução à animação 3D criando objectos em DogaL3 para animação simples no Bryce. O amável desafio partiu da ANPRI e os workshops irão decorrer nas instalações do Museu Fundação Portuguesa das Comunicações. O objectivo destes workshops é mostrar o que é possível fazer com ferramentas 3D e crianças no ensino básico, bem como dar uma pequena e divertida introdução a algumas ferramentas para despertar o potencial criativo dos participantes.

O workshop de Sketchup irá decorrer no dia 22 de novembro e incidirá sobre técnicas simples de extrusão e truques avançados com o follow me, mostrando como no processo de criação digital confluem a geometria, o uso de ferramentas TIC e a abstracção mental. Posto desta forma até assusta, mas é algo muito intuitivo e divertido.

Em dezembro experimenta-se algo um pouco mais complexo no domínio da animação. Os participantes serão desafiados a criar pequenos objectos utilizando o DogaL3, para exportação em DXF e incorporação no Bryce, onde irão aprender a texturizar, trabalhar com iluminação e animar. Terá que ser algo muito simples, é bastante para um workshop de curta duração, mas tal como no anterior o objectivo destas iniciativas é aguçar a curiosidade e não formar animadores.

Antes de mais, interessa mostrar que o 3D é divertido, que a sua complexidade é ultrapassada com ferramentas simples e que há muito potencial pedagógico nesta área. Para mais informações e inscrições visitem as ligações:

Workshop de Sketchup
Workshop de Animação 3D

(Para aguçar ainda mais as curiosidades a imagem mostra outras possibilidades do 3D em contextos pedagógicos. E sublinhe-se, aquilo que irá ser desenvolvido nestes momentos é o que os alunos que passam pelas TIC em 3D aprendem muito facilmente e sempre com resultados surpreendentes!)

Sem comentários:

Enviar um comentário