Projectos a curto prazo, a desenvolver nas semestrais:
Selfies em 3D: utilizar capturas 3D de fotogrametria (pelo menos vinte fotos para captar o rosto num percurso à volta da cabeça) no 123D Catch para gerar meshes texturizadas. Aplicar como modelo 3D, animação, realidade aumentada, render HD. Remeshing no Meshlab pode possibilitar gifs animados. (7.º ano)
Videos Segurança Digital: edição vídeo não linear multipistas (com animação) para criar clips de 90 segundos sobre o tema. Requer pesquisa, tratamento de informação e apresentação em vídeo. (8.º ano)
InstaSay: ensaios fotográficos recorrendo ao Instagram, partilhados no Sapo Campus. Melhores fotos com direito a prémio. (7.º/8.º anos)
Brinquedos Virtuais: modelação 3D com aplicação directa em realidade aumentada. Tira partido de smartphones/tablets dos alunos ligados à rede minedu. Possibilidades de animação. Escolher app de realidade aumentada: Augment? Aurasma? Outra?
A médio prazo (working title):
PrinterKids: Dependente de possibilidades de financiamento externo. Aquisição de impressora 3D bee ou prusa i3, projecto interdisciplinar de concepção visual de objectos, modelação em 3D e materialização dos melhores projectos através de impressão 3D.
Escol@ na Mão: adaptar e divulgar actividades Taccle e outras, para estimular o uso de tablets e smarphones em actividades pedagógicas. Principal objectivo é combater o desvio observado na avaliação interna entre a pecentagem de uso de computadores na sala de aula por professores (elevado) e alunos (muito baixo).
Desenvolvimento contínuo:
As TIC em 3D (antigo 3DAlpha, génese nos Pequenos Artistas no DeviantArt): divulgar trabalhos de alunos, reflectir sobre abordagens ao 3D, processos de aprendizagem, divulgar tutoriais e materiais de apoio. Complementa-se com o Sketchfab AEVP e Autodesk 123D.
Ideias soltas: instalar o MeshMixer para umas brincadeiras. Ver se há possibilidade de importar meshes criadas pelos alunos para este programa. Ah, e não esquecer o Yobi3D, motor de busca de ficheiros em formatos de 3D.
Sem comentários:
Enviar um comentário