domingo, 22 de novembro de 2015

Beesoft 3.12.0 e Sketchup 2016


Hora de limpar a agenda do fim de semana. Há duas actualizações de software muito interessantes para as TIC em 3D. Por onde começar?

Talvez pelo Beesoft, agora na versão 3.12.0. Está cheio de melhoramentos e novidades, e duas destacam-se pela sua utilidade nas nossas actividades. Uma é poder colocar uma impressão em pausa, útil para quem gosta de monitorizar o processo de impressão mas pode ter de se afastar da zona de trabalho sem pré-aviso. Muito útil para quem tem a impressora na escola mas prepara impressões em casa é a estimativa do tempo de impressão estar agora preparada para ser executada sem filamento ou impressora ligada. Algo que já fazia para ter uma ideia dos tempos de impressão, mas notava que a diferença entre uma estimativa offline e outra com a impressora ligada e carregada era por vezes muito grande.

Já o Sketchup 2016 não parece trazer alterações de fundo, mas as novas texturas e os melhoramentos às inferências intrigam. Suponho que manterá o carácter não-fotorealista, mas já estava na hora de haver texturas mais bonitas. Já as inferências são incrivelmente úteis e quaisquer melhorias abrem mais possibilidades de trabalho. Hora de actualizar. Mesmo na hora H. Os alunos já estão a mexer no Sketchup, e em dezembro o workshop no Porto via Anpri já vai ter de levar em conta esta nova versão. Se bem que na sala de aula esta terá de esperar até julho, que é quando reformato os vinte computadores com uma imagem de sistema preparada. Já sei que os alunos vão reclamar por não terem a versão mais recente.

É irritante, o ciclo de actualizações do Sketchup coincidir tão mal com o da minha sala, mas no dia a dia das aulas e projectos não há muito tempo livre para actualizar um número elevado de computadores. É outra razão para estar a aderir tão facilmente a webapps do tipo Tinkercad. Não só são intuitivas, como estão sempre actualizadas. Como bónus, não sobrecarregam o servidor de ficheiros com os trabalhos dos alunos. Basta partilha pública e o url para eu lá chegar e avaliar. Enfim, agruras do dia a dia das TIC na educação. Não pode ser só momentos eureka com os alunos ou admirar o extrusor a depositar camadas sucessivas de filamento.

1 comentário:

  1. creiom que é um programa indicado para quem quer aprender modelar .Obrigado pela oportunidade.

    ResponderEliminar