sábado, 25 de março de 2017

Instantes


Talvez a experiência mais interessante das TIC em 3D nestes dias: o projecto de monitores 3D que, na biblioteca, ensinam diariamente os seus colegas a modelar e imprimir.


Todos os dias, a horas certas, há um ou dois alunos no espaço Maker da biblioteca dispostos a partilhar o que sabem.


E parece que a cultura maker está a pegar... não somos responsáveis por isto,  são alunas do quinto ano que gostam de passar o tempo sem aulas a criar objetos.


É tão recompensador entrar na biblioteca e ver estes momentos! Esta ideia partiu da coordenadora do Centro de Recursos Poeta José Fanha, nosso parceiro no âmbito do Fab@rts, prémio de mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. Estávamos algo renitentes a princípio, porque gostaríamos de ter estes alunos mais conhecedores de modelação e impressão 3D, mas os resultados têm sido excelentes. E, note-se, ensinar é uma das melhores formas de aprender.






Por isso, nestes dias temos na biblioteca uma fabrica de porta-chaves personalizados...


A novidade desta semana: o espaço maker passa a contar com mais um computador. 


No clube de robótica, alguns alunos adoram experimentar com os Legos. 


Não conseguimos programar este velhinho RCX (incompatibilidade de drivers), mas isso não impede os alunos do LCD de fazer inúmeras experiências com os programas pré-instalados no brick.


Voltamos a insistir na programação de drones. O LCD é um espaço multivalente. O nosso foco é incentivar a criatividade com meios tecnológicos.


Bigger on the inside? Como o humanóide das TIC em 3D é whoviano convicto, não resistimos a imprimir esta Tardis saída do Thingiverse. Um modelo com que iremos fazer umas brincadeiras, inspiradas na hashtag #placesatardisshouldnotbe do Instagram.





Nas aulas de oitavo ano, e que tal abordar a programação de forma mais... tangível?


Para terminar a semana, finalização de formação em Sketchup pela ANPRI na Escola Secundária D. Dinis, com uma experiência com a Prusa do Robotis.

Sem comentários:

Enviar um comentário