quarta-feira, 17 de maio de 2017

Ignição 3D


Fim de missão no Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento. Depois de um conjunto de workshops onde partilhámos com os professores desta escola técnicas de impressão e modelação 3D, finalizámos com uma sessão de ignição para os alunos, numa ante-estreia do espaço sala de aula do futuro da escola. Numa sessão curta mas intensiva, para uma turma de décimo ano de informática, levamos os alunos a tomar contato com as impressoras 3D, a descobrir e experimentar modelação em Tinkercad, 3DC.io, FormIt e Sketchup. Havia alguns experts de Blender e Cinema 4D entre eles, o que foi excelente, permitindo ir mais longe na exploração da validação e qualidade dos modelos para impressão. Aproveitámos e levámos alguns robots Anprino, para mostrar que a robótica e impressão 3D são aliados naturais.


Agora está nas mãos dos docentes e alunos. Como o professor Arnaldo, com o seu calmo dinamismo, lhes explicou no início da sessão, o objetivo é que estes se tornem, mais do que utentes do espaço, alunos capazes de ensinar todos os que passem pela SAF do AECE. Esperemos que este dinâmico grupo de professores consiga os seus objetivos!




Quanto ao bichinho da impressão 3D, está lá firmemente implementado. Durante a sessão, uma das professoras do Agrupamento, que tem estado a explorar intensamente esta tecnologia, mostrou-nos o seu trabalho, e diga-se, está a fazer coisas fantásticas com a função pausa/mudança de filamento do Beesoft. É muito recompensador, sentir que o gosto pela modelação e impressão 3D está a alastrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário