domingo, 26 de novembro de 2017

Workshops 3D - Arrifana


Este foi um fim de semana de desafios, em Arrifana, Santa Maria da Feira. Sexta feira foi dia de estrear a impressora 3D Beethefirst+ adquirida pelo Agrupamento de Escolas para o seu makerspace na Biblioteca. A sessão destinou-se aos docentes do Agrupamento, focada na operação da impressoras, cuidados a ter, o que fazer quando algo não corre bem. Mas, como educadores, temos de olhar para esta tecnologia como algo mais do que uma máquina de fazer coisas. Daí a conversa sobre manufatura aditiva e os potenciais desta tecnologia.




Uma sessão que decorreu com um grupo entusiasmado, à descoberta da impressão 3D. Pelos olhos brilhantes dos participantes, suspeito que segunda-feira a impressora já esteja a funcionar...


Sábado foi dia de aprender a modelar em 3D. De manhã, descobrir o Tinkecar e o 3DC.io (e, já agora, um pouquinho de OnShape). De tarde, Sketchup Make. O objetivo era dar aos formandos tempo para experiências de modelação com primitivos e subdivisão de superfícies. Com o Sketchup foi um pouco mais difícil, porque com a recente decisão da Trimble de terminar o desenvolvimento da versão Make e implementar a versão Free na web, não tínhamos uniformização no software utilizado pelos formandos. Ou seja, o formador também teve de aprender, na hora. Faz parte, e é esse o espírito que temos de ter numa escola integrada num mundo em que o conhecimento evolui com rapidez. Se não sabemos, não podemos fechar a porta. Partimos à descoberta, pondo de lado a reticência de dizer, perante formandos ou alunos, que isto é novidade, ainda não sei como funciona.


O desafio partiu do Agrupamento de Escolas de Arrifana, e em conjunto com a ANPRI foi possível ir mais longe, abrindo a docentes de outras escolas e dinamizando outros workshops sobre Arduino e Realidade Virtual. São momentos destes que mostram o poder da colaboração. Como diz o lema da ANPRI, juntos conseguimos melhor. Agradecemos à ANPRI toda a ajuda, aos docentes do Agrupamento de Escolas de Arrifana o caloroso acolhimento, e à direção do Agrupamento o desafio, excelente acolhimento e disponibilidade. Esperemos ter estado à altura! E agora começa o melhor desafio: usar estas tecnologias nos contextos educativos do Agrupamento. Sentimos que a faísca, que já lá estavam, está agora em chama.

1 comentário:

  1. Extraordinária formação!!!Parabéns!!
    O Agrupamento de escolas de Arrifana só tem a agradecer a disponibilidade do Artur que nos criou o bichinho para esta nova area.Obrigada!

    ResponderEliminar