domingo, 22 de janeiro de 2017

Workshop Introdução à Impressão 3D - Arte Estúdio Imaginário.


Apesar de estruturalmente semelhantes, nunca há dois workshops iguais. Cada público, cada contexto, pede a sua abordagem. Para quem está habituado a trabalhar com professores, sessões abertas a outros públicos são mais desafiantes.


Situado no Quintal, aldeia perto de Mafra, o Arte Estúdio Imaginário é um daqueles espaços que nos fascina. Misto de bar, sala de estar e atelier, funciona como atelier de trabalho de Joana Imaginário e Francisco Lança, tendo um interessante e dinâmico programa de animação cultural local focado nas artes. Mais do que um atelier, é um espaço colaborativo, criado com ajuda de muito elementos. Foi uma enorme honra para nós, o convite para levar a impressão 3D a este espaço.


A zona de trabalho, ante do arranque do workshop. Computadores, tablets, e uma impressora desligada. Ligar e preparar a impressora são elementos fundamentais da sessão.


Mesas de trabalho, matraquilhos, cavaletes, impressoras 3D. Yep, é este o espírito de atelier que pessoalmente creio que tem muito em comum com a cultura maker


Iniciar a sessão com a impressora, e nestas coisas, há sempre um paciente membro da audiência que é desafiado a trabalhar com a impressora 3D. Com a BEETHEFIRST aberta para se perceber como é que funciona a tecnologia.




Depois de uma breve exploração dos conceitos de impressão 3D, passámos à prática com uma introdução ao Tinkercad e Sketchup Make, à validação e correcção com Meshlab e Netfabb, e ainda houve tempo para mostrar o que se pode fazer num tablet com o Thingmaker Design e o FormIt. O foco esteve sempre na impressão 3D como ferramenta ao serviço da criatividade, desmistificando o fascínio com a tecnologia e apostando na modelação como elemento fundamental para que se tire o melhor partido desta ferramenta. Mas sem fundamentalismos. Os repositórios online também são uma rica fonte de elementos 3D, úteis em diversos contextos. Não temos de estar constantemente a inventar a roda.


No final da sessão, com algumas das dezanove pessoas presentes na formação (sem contar com as crianças que andavam por ali a correr, e os visitantes do espaço de galeria que iam entrando e deitando um olhinho ao que se andava a fazer). À direita, o dinâmico Francisco Lança, um dos dinamizadores deste espaço fantástico perto de Mafra. Esperamos que tenham gostado da sessão.

1 comentário:

  1. Foi um espetáculo Artur, adorei e acho que o resto do pessoal também.
    Agora que deixámos a semente o que virá a seguir? modelação?

    ResponderEliminar